top of page

EP2 - A invisibilidade dos excluídos

[trilha sonora ritmada, calma, com batida, aproximadamente cinco segundos. Trilha sonora diminui o volume e continua baixo em todo o áudio, começa a locução]

 

Locução/ Carolina Helena [voz grave e alta/ tom calmo]: Diferente do que muitas pessoas acreditam, a menstruação não é “coisa” apenas de mulher! Toda vez que a pobreza menstrual é pauta de projetos, homens trans, pessoas transmasculinas, não-binários e intersexo, são excluídos dos textos que preveem assistência à população em extrema vulnerabilidade.

 

Sonora [Caê Vasconcelos/ voz calma, ritmada e em tom baixo]: Eu sou um homem trans que não menstrua há 1 ano e 2 meses, mas muitos meninos vão menstruar o resto da vida. / Muitos meninos preferem não se hormonizar. Então, o ciclo menstrual deles é contínuo, não tem uma interrupção.

 

Locução/ Carolina Helena [voz grave e alta/ tom calmo]: Esse depoimento que acabamos de ouvir é do Caê Vasconcelos, homem trans de 30 anos, da Vila Nova Cachoeirinha em SP, jornalista na Agência Mural e escritor do livro Trans Resistência. E agora vamos ouvir um trecho da entrevista com o M.S. Utilizamos um nome fictício para proteger a identidade dele, que é um homem trans, da cidade de Santa Maria, RS, estudante e integrante do coletivo Homens Trans em Ação.

 

Sonora [M.S.: voz alta, calma e fala lenta]: Os hormônios acabam afetando muito a menstruação, dependendo da quantidade. Então, acaba que nesse ciclo não sabemos se ela vai regular ou se vai parar de vez. Então, é uma coisa que acaba me deixando muito mal por não saber o que vai acontecer com o meu corpo. / não é todo homem trans que decide tomar a testosterona porque quer isso e quer aquilo. Nem todo homem trans quer isso, mas pelo menos é a minha questão, é o meu momento, eu eu gostaria de tomar a testosterona, não estou podendo no momento mas acabo lidando com a questão de tomar outros tipos de hormônios que acabam afetando, ou seja, regulando ou parando. 

 

Locução/ Carolina Helena [voz grave e alta/ tom calmo]: O ato de incluir apenas mulheres nas campanhas e nos projetos de lei, é visto como preconceito. E isso faz com que todas as demais pessoas que menstruam se sintam ainda mais vulneráveis. Pela falta de acolhimento da sociedade em geral e de autoridades políticas, como também pela dificuldade de lidar com as próprias questões físicas e psicológicas.

Sonora [M.S.]: Ah o nosso gênero é julgado por questão de ‘ah você não tem isso, então você não é um homem’. Muitas vezes a gente também escuta “você menstrua, então você tenha isso, isso te faz menos homem, isso não faz você ser um homem”, então a gente escuta esse tipo de coisa lá fora. Então, muitas vezes, em questão sobre a menstruação, nos sentimos muito vulneráveis sobre toda a situação. 

 

Sonora [Caê Vasconcelos]: Se eu pudesse responder essa entrevista com uma frase seria isso: GENITÁLIA NÃO DEFINE GÊNERO. Porque a gente consegue entender que existe uma pluralidade absurda de identidade e de corpos, e que sim, homens trans menstruam, pessoas trans masculinas menstruam, pessoas não binárias e intersexo também menstruam. Então, menstruação não é coisa só da mulher cisgênera. Não existe corpo feminino, existem corpos femininos, corpos masculinos, né? Sempre no plural, porque a sociedade é plural, e não adianta a gente fingir que isso não existe. 

​

Locução/ Carolina Helena [voz grave e alta/ tom calmo]: Debater que a menstruação não tem gênero, se faz necessário. Explicar o tema, falar de inclusão e dar visibilidade aos corpos que não se enquadram no dito feminino, exige uma certa urgência. O acesso à saúde é um direito de todas as pessoas que menstruam.

Sonora [Caê Vasconcelos]: As pessoas estão percebendo que está na hora da gente incluir homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo, nessa discussão também, né? Porque esses corpos também estão extremamente vulneráveis quando a gente fala sobre esse assunto. Enquanto a gente não virar essa página, entender que o gênero não está associado à genitália, que é muito além disso, a gente vai continuar excluindo homens trans e pessoas transmasculinas de tudo que tem a ver com menstruação. 

[trilha sonora em volume baixo]

 

Locução/ Carolina Helena [voz grave e alta/ tom calmo]: O roteiro deste mini podcast foi feito por Flávia Silva, a edição por Isabella Vasconcelos e a locução por Carolina Helena.

 

Como falar sobre menstruação muito além dos gêneros- https://helloclue.com/pt/artigos/ciclo-a-z/como-falar-sobre-menstruacao-muito-alem-dos-generos

bottom of page